domingo, 5 de abril de 2015

Feliz Páscoa, Jesus Ressucitou!

http://www.mfcconquista.org/wp-content/uploads/2013/03/feliz-pascoa.jpg

“Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.” (Mc 16:6)

Ovos de chocolate, coelho da páscoa, panetones com nomes diferentes, cada dia a mídia inventa algo novo para nos distanciar do verdadeiro sentido da Páscoa.
Então, qual é a verdadeira origem da Páscoa?
Páscoa, do hebraico Pessach, significa passagem, sendo tradicionalmente uma festa judaica (Ex 12.14) que comemora a libertação do cativeiro no Egito, quando ocorreu a tão conhecida passagem pelo Mar Vermelho a pés enxutos (Ex 14.21,22), após a passagem do anjo da morte sobre todas as casas que não tivessem a marca do sangue do cordeiro sobre os umbrais das portas (Ex 11).

Neste mesmo período ocorreu a morte e ressurreição de Jesus Cristo, tanto que a última ceia foi à comemoração da Páscoa pelo Mestre e seus discípulos (Mc 14.12). Desta feita, esta data religiosa judaica passou também a ser comemorada pelos cristãos até nossos dias, significando não mais a libertação da escravidão no Egito, mas a libertação da escravidão do pecado, não mais como o resultado da morte de um cordeiro, mas do Cordeiro de Deus, que veio ao mundo para morrer pelos nossos pecados.
Na Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, são relembrados o julgamento, a paixão, a crucificação, a morte e o sepultamento de Jesus Cristo.
No Sábado de Aleluia, ou Sábado Santo, é lembrada a morte de Judas Iscariotes, o traidor, sendo esta a razão da tão conhecida prática de “Malhar o Judas”, onde, no Brasil se fazem bonecos de trapos com nomes de pessoas mal vistas pela vizinhança para serem surrados pela população local.
E, enfim, no Domingo de Páscoa é relembrada a ressurreição de Jesus Cristo e sua ascensão aos céus.
Antes do Espírito Santo descer sobre a Igreja de Jesus no Pentecostes, Jesus Cristo era o Unigênito do Pai (Jo 1.14), mas depois do Espírito Santo ter descido e termos sido gerados assim como Cristo o foi, com a descida do Espírito Santo sobre a carne humana, Ele passou a ser o Primogênito de muitos irmãos (Rm 8.29).
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Rm 8.29 ACF)
Espero que nesta Páscoa relembremos o verdadeiro significado desta data e que, assim como Ele foi glorificado, sigamos Seu exemplo para que um dia também sejamos glorificados, momento este em que o corruptível se revestirá da incorruptibilidade e o mortal da imortalidade (1Co 15.53,54), pois a Sua morte não pode ter sido em vão, afinal de contas Ele subiu ao céu na frente para preparar morada para nós (Jo 14.2).


Feliz Páscoa!!!

Que Deus os abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário