sábado, 21 de fevereiro de 2015

Principal cartão postal do vale do Assú!

Mais respeito com a minha comunidade!


 Neste ano, no período carnavalesco a comunidade do Porto Piató, encontrasse totalmente abandonada pelos poderes públicos, a comunidade do Porto Piató é considerada um dos principais cartões postais da cidade de Assú, tendo sobre si, o maior reservatório de água doce do estado do Rio Grande do Norte, os Baobás e também representa um monumento histórico, sendo ponto de referência de toda ocupação da região e das vastas caatingas nordestinas. É marco dos conflitos entre janduís e os colonizadores.


A comunidade do Porto Piató ficou conhecida por ter o melhor carnaval do vale de Assú no ano de 2012, quando no período carnavalesco conseguiu atrair mais de 10 mil foliões as margens da lagoa, porem nos anos de 2013 e 2014, o carnaval na comunidade foi desaparecendo juntamente com a lagoa, no final do ano passado no dia 16 de dezembro, a lagoa do Piató chegou com sua capacidade totalmente zerada. O reservatório com cerca de 18 quilômetros de extensão tem afetado negativamente cerca de 600 famílias que usavam suas águas como fonte de renda. RELEMBRE O CARNAVAL DE 2012 CLICANDO AQUI!



Segundo a lei Orgânica do município de Assu, a lagoa do Piató deveria ser mais observada e preservada por lei.

Art. 182 – São áreas de relevantes interesse ecológico, cuja utilização dependerá de prévia autorização dos órgãos competentes, preservados seus atributos essenciais:

I – as coberturas florestais nativas, especialmente quando em margens de rios, Córregos e lagoas;
 II – a lagoa do Piató;
 III – a gruta dos Pingos e seu complexo geológico;
 IV – o lajeado do sítio Trapiá;
V – A serra da Mutamba.

Obs: Que pena que a lei orgânica em Assú não e cumprida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário