quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Segundo a lei Orgânica do município de Assu a lagoa do Piató deveria ser mais observada e preservada por lei.


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

LEI ORGÂNICA
MUNICIPAL DE ASSU

 (PROMULGADA EM 30 DE MARÇO DE1990)


 SEÇÃO VI
DA POLÍTICA DO MEIO AMBIENTE



Art. 182 – São áreas de relevantes interesse ecológico, cuja utilização dependerá de prévia autorização dos órgãos competentes, preservados seus atributos essenciais:

I – as coberturas florestais nativas, especialmente quando em margens de rios, Córregos e lagoas;

II – a lagoa do Piató;

III – a gruta dos Pingos e seu complexo geológico;

IV – o lajeado do sítio Trapiá;

V – A serra da Mutamba.

Fotos:

Lagoa do Piató: 
 



 Gruta dos Pingos:

lajeado do Trapiá: 
Fotos: Nelson Dantas 

 Serra da Mutamba.
Imagens não encontradas...

sábado, 24 de janeiro de 2015

Time Feminino de Futsal do Porto Piató

Ivete medeiros uma lenda viva.

MARIA IVETE DE MACEDO MEDEIROS - natural de Ipanguaçu/RN, residente em Assu, na fazenda Ana Maria - Lagoa do Piató.


Ivete Medeiros é filha de João Leônidas de Medeiros e Raquelita de Macedo Medeiros. Tem formação de 2º grau, foi presidente durante vários anos do GAVA - Grupo Ambientalista do Vale do Assu, onde desenvolveu uma intensa campanha pela preservação de nossas riquezas naturais. Foi Secretária Municipal do Assu na gestão do seu irmão José Maria.





Fonte: Vertentes - reunião com 25 poetas assuenses contemporâneos - coleção assuense - 2002.

Lagoa do Piató - A culpa é nossa!!!

O ser humano não respeita nada, onde ele chega, invade, destrói e mata....

Nosso planeta precisa de ajuda
E não é brincadeira não.

Rios, cachoeiras e lagos
Cobertos de poluição. 

Hoje em dia a gente abusa;
Usa sem precisar.

O que iremos fazer
Se um dia a água acabar?
Sua colaboração é muito importante

Você precisa saber!
Que a água é fonte de vida
E sem ela não podemos viver!




O que antes era festa, agora e só tristeza, destruímos o nosso bem maior, e agora?  Carnaval no vale só no rio Açu ou seja a próxima vitima no Carnaval da sujeira.


Se não fizermos por onde não destruir a Natureza, com certeza ela nos destruirá, a falta de água esta grande, será que acabamos com as águas ou será que ela fugiu de nós.

   

   Um dia, ao olhar para trás o homem verá o rastro de destruição que ele deixou na natureza.E nesse dia, haverá apenas a dor da sua propria consciência...


Entrada do Porto Piató - Relembrando aqui um Pedido Antigo pelos moradores.

Pedimos aqui a atual gestão uma placa de sinalização para a comunidade do Porto Piató.
 A comunidade precisa de uma placa de sinalização para a sua identificação.
Através desse blog fazemos esse apelo.

 Veja aqui a placa que sinaliza o Porto Piató, linda né? 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Asfalto do Porto Piató é citado novamente na assembleia legislativa pelo Deputado George Soares

AÇÃO: GEORGE SOARES PLEITEIA OBRAS IMPORTANTES PARA O VALE DO AÇU NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

projeto1Nesta quarta-feira (21) aconteceu na Assembleia Legislativa do RN a sessão extraordinária convocada pelo governador Robinson Faria (PSD) com o fim de deliberar a matéria referente ao empréstimo no valor de R$ 850 milhões que o estado fará junto ao Banco do Brasil para equilibrar a economia e a infraestrutura do RN.

Com a aprovação em plenário, o deputado estadual George Soares (PR) apresentou uma série de pleitos no projeto para o Vale do Açu, buscando o crescimento da região que é tão importante para o estado.

Dentro destas indicações no plano de aplicação do empréstimo, o deputado George Soares incluiu a construção do novo Campus Avançado da UERN em Assú, para ter condições de aumentar o número de alunos e abrigar novos cursos, como os de Direito e Enfermagem.

Atualmente, a Instituição atende estudantes dos mais de 20 municípios da região e vizinhanças.

George Soares pleiteou a construção de novas estradas, como as do futuro Santuário de Irmã Lindalva, Porto Piató e Mendubim, em Assú, estradas importantes para a economia, para o turismo e para as religiosidades locais.
Além da Estrada da Castanha, importante via regional ligando o Vale do Açu à região de Mossoró e Costa Branca.

George Soares também incluiu no projeto do empréstimo, recursos para reforma e melhoria do Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos que atende toda a população do Vale do Açu.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Culto da Família: AD Porto Piató 18-01-15

Ontem (18), na congregação do Porto Piató aconteceu o primeiro culto da família do ano de 2015. Dirigentes Junior e Hilton

A pregação da noite foi ministrada pelo missionário Hércules Medeiros de Natal/RN, e na parte da adoração o cantor Marcos Antonio de Assú/RN da congregação Alto Shekhinah.



O culto da família acontece uma vez no mês, sempre no terceiro domingo, tendo inicio as 18:00 até ás 20:00 da noite, mais a noite de ontem foi impossível terminar no horário, pois o Espirito Santo operou grandemente naquele lugar, e quando o Espirito Santo age ninguém quer sair de sua presença.

Difícil mesmo, era conseguir um espaço dentro da igreja, a multidão se apertava por dentro e fora do templo, considerada uma das maiores congregações das Assembléias de Deus em Assú, a congregação do Porto Piató se tornou pequena para acomodar tanta gente. Veja...

O missionário destacou que a idolatria não era apenas só com as imagens, e sim também com os homens... continuou com sua pregação e repreendeu todos os que foram aquele lugar para o ver e espera algo de sua parte, finalizou dizendo, - quem salva, quem cura e batiza com Espirito Santo e só Jesus de Nazaré, foi ele que envio o consolador, somente ele e digno de honra e gloria. afirmou 

A melhor Parte do culto foi o momento em que duas vidas se entregaram-se a sua vida ao autor, criado e consumidor de sua fé. veja...


A mensagem foi forte, mais precisa. agora veja mais fotos do primeiro culto da Família de 2015.














domingo, 18 de janeiro de 2015

Explicação da ementa: MP MEDIDA PROVISÓRIA, Nº 665 de 2014

previdência - seguro desemprego (Foto: Editoria de Arte/G1)Aumenta a exigência do tempo de permanência dos trabalhadores no ano-base para concessão do abono salarial; altera as exigências para a primeira e segunda solicitação do benefício do seguro-desemprego; altera o seguro-desemprego destinado aos pescadores artesanais em período de defeso para tornar mais claro o enquadramento para fins de concessão do benefício pecuniário, diferenciando aqueles que vivem exclusivamente da pesca daqueles que exercem outras atividades profissionais.

Atenção Pescadores - ‘SÔNIA DA PESCA” CONFIRMA MOBILIZAÇÃO DE PESCADORES CONTRA MP Nº 665/2014

SP
Ao participar neste sábado (17) do programa Registrando, na Rádio Princesa do Vale, a presidente da Colônia de Pescadores Z-20, em Assú, Sônia Maria de França, “Sônia da Pesca”, confirmou que o segmento em todo o território nacional está se mobilizando no sentido de pressionar o Congresso Nacional, em março vindouro, contra a aprovação da Medida Provisória nº 665/2014.

Editada pelo governo federal, a referida MP modifica, dentre outros pontos, os critérios para concessão do seguro-desemprego.
No entendimento de “Sônia da Pesca” a MP representa um completo retrocesso e, particularmente em relação aos pescadores, praticamente destrói a atividade.
Ela disse que a reação contrária à MP ocorre em todo o país e a articulação para torná-la sem efeito está sendo trabalhada em todos os estados pelo presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), o potiguar Abraão Lincoln Ferreira.
“Se for preciso lotaremos ônibus de pescadores de todo o país para ir à Brasília lutar contra esta Medida Provisória nº 665/2014”, declarou “Sônia da Pesca” durante a entrevista no Registrando.
Postado por Lúcio Flávio.

Do Fundo do Baú - 18-01-15



Horion Iluminações

  Deixe sua festa iluminada com Herion Iluminações.


Casamento:                   


Formatura:


Boate: 


Aniversario de 15 Anos:

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

POESIA: LAGOA DO PIATÓ!




Ao amanhecer da aurora ti via resplandecer,
banhada pelo Rio Açu de um vento frio à me aquecer. O canto dos passarinhos eu ouvi, era lindo o sabiá, como podes tu lagoa, na secura te afogar? Eis a seca braba, câncer lento a te matar, toda é a nossa culpa queira nós crime pagar. Ao sujar te poluímos, sem medida e cumprimento e da chuva privação esse é o merecimento.
Quem eras tu e quem tu és minha lagoa?
Do verde e de ramados, carnaubais te assinalava.
Tu que alimentastes tantos quantos pescadores. E hoje deixa a mendigar a quem padecem em suas dores.
Mais do céu fazei chover, Jesus Cristo e São João.

Ver a dor deste teu povo, que não tem água e nem pão,pois o que era o seu sustento se tornou foi um tormento, só brasa, poeira e carvão.AUTOR:
Tállison F. da Silva
                         
 http://talfilomusipoesia.blogspot.com.br/             

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Curso de artesanato promovido para os moradores do Porto Piató

Com a economia parada, as mulheres tentam ajudar no orçamento dos lares fabricando artesanato ou até mesmo cintas feitas da palha de carnaúba para amarrar a tubulação das refinarias da Petrobrás que passam na região, vendida por R$ 0,50 o metro, valor insuficiente para ter lucro diante do trabalho nas tranças, segundo as artesãs.

Fotos: Ítalo Costa













O presidente da comunidade do Porto Piató o senhor Deoclécio Cosme de Souza, "Dequinha”, Promove um curso gratuito de artesanato para empregar as famílias mais carentes que não tem outra maneira de trabalho, a população do Porto Piató passa agora por dias difíceis, tentando pôr todas as partes buscar uma saída para garantir o dinheiro do fim do mês. 


Duas Senhoras, foram contratadas para exercer esses cargos, a senhora Lucia e a senhora Rita da Comunidade do Palheiro zona rural do município de Assú. Contratadas para ensinar os moradores que se interessaram ao curso da arte do Artesanato.

As aulas deram-se início ontem (12), a duração do curso é de uma semana ou seja, o curso ira até sexta-feira (16).

Uma iniciativa do presidente da comunidade para o desenvolvimento da economia local, a comunidade que no momento sofre o período da escassez, abraça esse oportunidade com as duas mãos. 


 O curso oferece um aprendizado artesanal e ao mesmo tempo uma maneira de faturar o seu próprio dinheiro, a esteira que é feita da palha da carnaúba é feita para ser importada para a empresa da Petrobrás, a comunidade já exerce outro trabalho parecido, também com a palha a conhecida “Trança”, e agora os moradores aprende a fabricar a esteira para a importação. 

Na comunidade já existe pessoas experientes, e que já vem trabalhando no rumo de pintura das esteiras a mais tempo.