domingo, 20 de maio de 2012

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DO PIATÓ - ASSÚ/RN


ÁREA: Química Ambiental
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DO PIATÓ - ASSÚ/RN

AUTORES: MENEZES, F. L. G. - UERN CARVALHO, G. B. - UERN, OLIVEIRA JR., E. T. - UERN, BEZERRA, A. C. - UERN, DANTAS, I. M. - UERN E CASTRO, S. S. L. - UERN

RESUMO: RESUMO: A Lagoa do Piató, além das oscilações em seu nível hidrológico, tem sofrido ações antrópicas, que constituem fontes de contaminação do ecossistema aquático. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade físico-química de suas águas. As análises foram realizadas em amostras coletadas em quatro pontos, em dois períodos (chuvoso e seco), e utilizando-se metodologias padrão. Os resultados apresentaram-se praticamente de forma homogênea, quando comparado os diversos pontos de amostragem, apresentando algumas alterações entre os dois períodos, bem como em relação a alguns limites estabelecidos pela legislação. Com exceção da amônia, os parâmetros, independente dos períodos, apresentaram-se dentro dos limites estabelecido pela Portaria 518 do MS e pela Resolução no 20, do CONAMA.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: lagoa do piató, água, análises físico-químicas

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: No estado do Rio Grande do Norte, região de clima semi-árido, os corpos aquáticos têm usos diversos, desde o abastecimento humano, até para o cultivo de peixes. Dentre estes, destacam-se as lagoas, que sofrem variações no nível de água devido à alta taxa de evaporação e à irregularidade das chuvas, os quais alteram a distribuição e ocorrência da fauna e flora local. Além disso, sofrem forte ação antrópica, causando a degradação dos ecossistemas aquáticos. Estes problemas afetam diretamente a agricultura e a pesca de subsistência, além de se tornarem fontes de veiculação de doenças para o Homem. A Lagoa do Piató, no município de Assú-RN, abrange uma área de 18 Km de extensão por 2,5 Km de largura. Integrada à Floresta Nacional de Assú (bioma caatinga), apresenta considerável relevância para manutenção da fauna, que depende deste manancial. Em seu entorno encontram-se diversas comunidades com atividades econômicas que dependem da pesca, sua principal atividade e, portanto, de fundamental importância para a economia local. Diante do desconhecimento da situação de suas águas, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade físico-química de suas águas.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: As amostras foram coletadas em quatro pontos estratégicos da Lagoa, demarcados com GPS. Em relação à freqüência de amostragem, foram realizadas duas coletas, uma no período seco e outra no chuvoso. As amostras foram filtradas em membrana de 0,45 μm, utilizando sistema forçado de filtração, foram conservadas em meio ácido sempre que os parâmetros analisados o exigiam e armazenadas em frascos de vidro sob refrigeração. Para a determinação dos parâmetros físico-químicos nas amostras de água foi utilizada água deionizada, reagentes de grau de pureza analítica e metodologias padrão descritas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 1995.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados dos parâmetros físico-químicos da água da Lagoa do Piató encontram-se apresentados na Tabela 1, juntamente com os valores permitidos pela Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde, e pela Resolução no 20/1986, do CONAMA. Os resultados das análises das amostras de água apresentaram-se praticamente de forma homogênea, quando comparado os diversos pontos de amostragem da Lagoa. No entanto, apresentou algumas alterações quando comparados os períodos chuvoso e seco, bem como em relação a alguns limites estabelecidos pela legislação. Os parâmetros pH, CE, dureza, alcalinidade, oxigênio dissolvido, nitrito, nitrato e fósforo, independente dos períodos (chuvoso e seco), apresentaram-se dentro dos limites estabelecidos pela Portaria 518 do MS e pela Resolução no 20, do CONAMA. Os teores de nitrato também não ultrapassaram os limites estabelecidos. Porém, foi observado um aumento considerável no período de seca, quando comparado ao chuvoso. Em relação à amônia, de acordo com a Portaria 518, os valores estão dentro do permitido. Porém, considerando o limite estabelecido pelo CONAMA, os limites estão acima.




CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Apesar de somente a amônia apresentar valores acima do limite estabelecido pela Resolução no 20 do CONAMA, os resultados mostram uma contribuição de origem antrópica para o aumento da concentração dos compostos analisados, com conseqüências para a sustentabilidade desse no ecossistema aquático. Esta contribuição se deve, provavelmente, à presença de áreas agrícolas das comunidades do seu entorno.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Conselho de Nacional de Desenvolviemnto Científico e Tecnológico/CNPq pelas bolsas PIBIC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
American Public Health Association. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 25th ed. New York, McGraw-Hill, 1995. 720 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário