quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Conheça mais: Comunidades do Anel da Lagoa do Piató

As principais comunidades localizadas as margens da Lagoa do Piató. 

São elas:

º Olho d’Água Piató
º Porto Piató
º Banguê
º Bela Vista Piató
º Areia Branca Piató




A comunidade de Olho d’Água Piató encontrasse localizada na margem Norte da Lagoa do Piató, Dista a 09 km da sede do município, Assú, cujo acesso é asfaltado pela RN 016. 



A comunidade de Porto Piató fica localizada ao Leste da Lagoa do Piató, o seu próprio nome está relacionado ao fato de ser o principal porto de pescado e ser tipicamente uma comunidade de pescadores. Dista a 06 km da sede do município, cujo acesso é pela Rn 016 ao lado esquerdo do São João Park Clube, sendo por isso o local mais frequentado pelos banhistas. É aqui também que acontece o maior carnaval da cidade.


A comunidade de Banguê está localizada ao Oeste da lagoa do Piató, sendo assim a mais distante da margem da lagoa, Dista a 21/23 Km da sede do município de Assú. Banguê é uma comunidade que tem uma particularidade histórica – cultural: sua população tem fortes traços indígenas, seus ancestrais quase foram dizimados em 1924, decorrente de um peste durante uma das maiores cheias do Rio Açu e, por conseguinte, do transbordamento da Lagoa do Piató. Um dos marcos históricos da comunidade foi a construção do prédio da escola por Getúlio Vargas, em 1949.   


A comunidade de Bela Vista Piató está a cerca de 26 Km de Assú, sede do município. Fica localizada à margem da Lagoa do Piató, ao Sul. O principal acesso se dá pela BR 304, sendo assim a comunidade mais distante do município. A sua população é predominantemente negra, fato que aumenta a dívida social contraída pela sociedade brasileira e assuense para com essa população desde o estatuto da escravidão. Bela vista Piató é a maior comunidade da Lagoa. No entanto, é a que tem os maiores problemas de pobreza crônica e falta de assistência do poder público.


A comunidade de Areia Branca Piató está localizada no entorno da Lagoa do Piató, na sua margem Oeste. Da comunidade a sede do município percorre-se 18 Km, sendo 16 km correspondente à RN 016 e cerca de 02 Km de estrada de barro, a qual passa por Olho d’Água Piató e daí vai margeando a lagoa. Areia Branca caracteriza-se por ser uma comunidade católica e com fortes lanços de parentesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário