quarta-feira, 26 de abril de 2017

A Escola M. Alferes Soares Filgueira é citada em reunião pelas vereadoras Fabielle e Elizângela.


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Na manhã de ontem participei de reunião com a Vereadora Elizângela Albano e com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Shirley Pinto, para tratarmos de diversas situações envolvendo a Educação e que a população questiona tanto pessoalmente quanto pelas redes sociais.
Na oportunidade obtivemos esclarecimentos sobre as seguintes situações:

1. QUADRO DE PESSOAL

Os professores aprovados no processo seletivo já estão em sala de aula, além disso também foram contratados, junto ao IEL, estagiários;

2. MERENDA ESCOLAR

A oferta da merenda está sendo normalizada após processo licitatório desempenhado pela Prefeitura.

3. DIAS LETIVOS

Os 200 dias letivos obrigatórios não serão prejudicados, uma vez que está em elaboração um calendário escolar para a solução do problema.

4. TRANSPORTE ESCOLAR

O município, hoje, conta com uma frota de 17 (dezessete) ônibus escolares, o que claramente é insuficiente para nossa extensa zona rural. A secretária nos informou que está em andamento a abertura de processo licitatório para resolver o problema do transporte escolar.

5.FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS

A secretária informou que está trabalhando continuadamente para resolver o problema das escolas que não estão em funcionamento, como a Escola Municipal Alferes Soares Filgueira, na comunidade de Porto Piató, zona rural do nosso Município.

Voltaremos a conversar com a equipe da SMEC e em breve espero trazer efetivamente as mudanças já implementadas na sua integralidade. A Educação é uma prioridade, e me sinto no dever de sair do meu gabinete e buscar as respostas para os questionamentos do nosso povo.

#Educação
#Prioridade

Texto: Fabielle Bezerra 
Fonte: (facebook) 

sábado, 15 de abril de 2017

Veja algumas fotos da cheia de 2009 da lagoa do Piató.









Fotos: Cletison Siva 

Orion Iluminações



Compare á evolução da encenação da Paixão de Cristo no Porto Piató. (2012 e 2017)

Encenação da Paixão de Cristo em Porto Piató no ano de 2017 foi sucesso, mas veja cinco anos antes como era feita a paixão de Cristo.

Compare á evolução! 







Orion Iluminações

A vereadora Fabielle, externar sua alegria na rede social ao Prestigiar encenação da paixão de Cristo em Porto Piató


Orion Iluminações

Sucesso é a palavra que define a Paixão de Cristo em Porto Piató

Foto: Dedé Ramalho

O grupo, Jovens Seguindo Cristo (Josc) Realizou ontem 14/04, a encenação da Paixão de Cristo na comunidade de Porto Piató.
Os jovens honraram a tradição da fé católica que se estende há mais de 20 anos na comunidade.

Foto: Dedé Ramalho

O cenário natural com o efeito das luzes deixou o público encantado com tudo que viu, a noite foi marcada de muitas emoções e não sairá fácil da mente dos que tiveram o privilegio de assistir essa encantadora encenação.

Foto: Dedé Ramalho


O público já é considerado recorde, quem prestigiou o evento pela primeira vez, fala que não perderá os próximos.

Parabéns a todo o elenco e que o próximo ano possa superar esse ano, ou seja, vai ter que ralar muito.


Confira todas as fotos clicando aqui


Orion Iluminações


sexta-feira, 14 de abril de 2017

Convite: É hoje! A Paixão de Cristo no Porto Piató.

Convite: O grupo Josc, convida a todos para reviver uma das mais lindas historia de amor que a humanidade já pôde comprovar. Será hoje ás 17:30 na comunidade do Porto Piató, por trás da capela Nossa Senhora dos Navegantes. 

Orion Iluminações

JOSC: último ensaio que antecede à encenação da paixão de Cristo


Na noite de ontem (13), aconteceu o ensaio geral, o último ensaio que antecede à encenação da paixão de Cristo que será reproduzido pelos jovens católicos da comunidade de Porto Piató.


O elenco desse ano é diferente de todos os anteriores, a maioria absoluta dos atores é adolescente que participam pela primeira vez, também haverá crianças no meio da multidão do povo hebreu, existem também os remanescentes que já atuou no passado e que vai reproduzir o feito hoje á noite. São eles: Adriano (Jesus Cristo), Tobelly (Pôncio Pilatos) e Romildo (Soldado Romano).


Por trás das câmeras, existe outro elenco empenhado para a realização e o sucesso da apresentação, são os organizadores; que ficam com a responsabilidade de manter a ordem e conter o público, entre outras coisas.
Os efeitos de iluminação será uma das novidades. 



A equipe do Orion Iluminação irá abrilhantar ainda mais a encenação esse ano. Com o show de luzes e fumaças, a encenação ficará ainda mais atraente aos olhos do público.  (Quer colorir sua festa? Então conheça mais clicando aqui)




Convite: O grupo Josc, convida a todos para reviver uma das mais lindas historia de amor que a humanidade já pôde comprovar. Será hoje ás 17:30 na comunidade do Porto Piató, por trás da capela Nossa Senhora dos Navegantes. 

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Distribuição de peixes chega na comunidade do Porto Piató.

Fotos: Ítalo Costa

Tradição cristã resgatada pela administração do prefeito Gustavo Soares, chegou também á comunidade de Porto Piató na manhã de hoje (13). A distribuição de peixes contemplou 143 famílias só na comunidade de Porto Piató.

Arte: Deybson Werick


A doação de peixes também aconteceu em todas as comunidades em torno da lagoa do Piató, (Bela Vista Piató, Areia Branca Piató, Banguê e Olho D’Água Piató). A distribuição de peixes também alcançou as comunidades de Boa Vista, Patativa do Assaré, Nova Quixabeirinha, Trapiá, Nova Trapiá, Dona Madalena, Pau D’Arco, Simão, São Pedro, Bonita, Carne Gorda, Janduís, Talhado e Caboclos. 

A distribuição totaliza 6.000 quilos de pescado, num investimento de R$ 63 mil, com recursos próprios do município.








terça-feira, 11 de abril de 2017

Josc: executada limpeza no local da encenação da Paixão de Cristo em Porto Piató.

Começou hoje (11), os preparativos para a encenação da Paixão de Cristo que será realizado pelo grupo de jovens da igreja católica de Porto Piató. (Josc).

Local da Encenação

Os ensaios são dirigidos por Adriano Brendson, que além der ser o encenador irá desempenhar o papel principal da encenação, Jesus Cristo.

Os ensaios acontecem na capela da comunidade, capela essa que leva o nome da padroeira da comunidade “Nossa Senhora dos Navegantes”. Os seus festejos acontecem no mês de agosto entre os dias 05 e 15.

Local da Sepultura 

Esse ano será diferente das demais encenações que já houve na comunidade, toda encenação acontecerá aos pés da furna ou gruta como alguns chamam, usando matéria artesanal como barro, vara e telhas, os jovens criam o cenário onde será sepultado o Cristo. Aproveitando também o cenário natural local.


Estacionamento


A equipe do Josc com a contribuição do presidente da associação “Dequinha”, envia ofício para a secretaria de Serviços Públicos solicitando a limpeza do local. Em resposta imediata o secretário Samuel Fonseca, envia as maquinas necessárias para efetuar a limpeza.
A limpeza também aconteceu em algumas ruas da comunidade, entulhos foram retirados dos canteiros e estradas foram restauradas pelas maquinas.

Restauração e limpeza de entulhos 


Agradecimento:
Em nome da comunidade, eu, Ítalo Costa do Blog Porto Piató, Agradeço ao secretário Samuel Fonseca pela diligência para com a população de Porto Piató.  


sábado, 8 de abril de 2017

Participantes comentam encontro que tratou da desobstrução do Canal do Piató



Aconteceu ontem no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Assú um encontro onde se discutiu com a comunidade assuense a desobstrução do canal da Lagoa do Piató. Se fizeram presentes ao acontecimento membros do Lagoa Viva grupo que defende a revitalização do canal, moradores das comunidades localizadas no entorno do manancial e o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH/RN) ex-prefeito do Assú Ivan Lopes Júnior. Alguns dos participantes do evento tiveram oportunidade para através do Jornal da Manhã expor suas avaliações acerca do que foi debatido. A primeira expressão partiu da ambientalista e residente na comunidade do Porto Piató Ivete Medeiros.


Na avaliação do coordenador e fundador do Grupo Lagoa Viva professor Aldo Cardoso de Lima em razão dos passos que já estão sendo dados rumo a desobstrução do Canal do Piató, a reunião realizada ontem foi bem mais proveitosa em comparação com a que aconteceu no final do mês passado em Natal.

O servidor público estadual Edimilson José dos Santos lotado na unidade regional da Emater em Assú, espera que o encontro de ontem o qual teve a participação do secretário Ivan Júnior sirva de inspiração para que outros auxiliares do Governo do Estado possam também discutir os problemas que afligem a sociedade ouvindo suas reivindicações.

O ex-vereador Odelmo de Moura Rodrigues, também esteve presente e avaliou a reunião.

O secretário Ivan Júnior concluiu as entrevistas feitas pela reportagem do Jornal da Manhã afirmando que o trabalho de reabertura do Canal do Piató já foi iniciado.



quinta-feira, 6 de abril de 2017

Acontece agora: Encontro para debater desobstrução do Canal do Piató.



A


Acontece agora, 06 de abril a realização de um encontro onde se discutirá com a comunidade assuense a revitalização do canal do Piató. O encontro tem início marcado para às 09 horas e entre os debatedores está o ex-prefeito do Assú e atual secretário de meio ambiente e recursos hídricos do Rio Grande do Norte, Ivan Lopes Júnior. De acordo com o professor Aldo Cardoso de Lima coordenador do grupo Lagoa Viva o encontro terá lugar o auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Assú.

Secretário de meio ambiente e recursos hídricos diz que recuperação do Canal do Piató é sua prioridade

Falando ao Jornal da Manhã o ex-prefeito do Assú e atual secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Ivan Lopes Júnior teceu considerações acerca da discussão em torno do projeto de desobstrução e completa restauração do canal responsável por levar água do Rio Açu até a Lagoa do Piató na zona rural do município. Para Ivan Júnior o tema é uma prioridade sua enquanto auxiliar do Governo do Estado.


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Convite: Encenação da Paixão de Cristo em Porto Piató




O grupo JOSC do Porto Piató convida a todos para se fazer presente na comunidade de Porto Piató para assistir a Encenação da Paixão de Cristo, que acontecerá no dia 14 de abril (sexta-feira).

A encenação da Paixão de Cristo na comunidade já é uma tradição que passa de geração em geração.








Você sabia?

O  “JOSC” (Jovens Seguindo Cristo) é um Grupo de Jovens Católicos da comunidade do Porto Piató, que foi fundado no dia  20 de Outubro de 2012.


Orion Iluminações

Artigo: Lagoa do Piató


A Lagoa do Piató, localizada no município de Assu, na margem esquerda do Rio Piranhas/Assu-RN, encontra-se sob as coordenadas geográficas de 37º log. WG e 5º 30’lat. S, abrange uma área em torno de 18km de extensão por 2,5 de largura e 10m de profundidade na época das cheias.


A pesca artesanal constitui-se como a principal fonte de renda e sustento para as cinco comunidades localizadas no entorno da Lagoa do Piató (Porto Piató, Areia Branca, Bela Vista, Banguê e Olho d’água), com uma população de aproximadamente 600 famílias. Tais populações alternam entre a pesca e a agricultura de subsistência, dividindo seu tempo entre o cultivo de alimentos, a captura do peixe e a confecção e remendo das redes de pesca. No período que vai de outubro a fevereiro se tem a maior produção pesqueira. A distribuição das atividades produtivas ligadas à pesca e agricultura depende da determinação climática, sendo o período de estiagem favorável à pesca e o chuvoso à agricultura.

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam na localidade, porém é um fenômeno natural para o semiárido do Nordeste Brasileiro. Com a escassez d’água, torna-se impossível o desenvolvimento da agricultura e da pesca local. Desta forma, a seca provoca a ausência de recursos econômicos, gerando fome, miséria, impotência e vulnerabilidade da população.

Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob sol inclemente e forte calor, para conseguir ter acesso a água, por vezes suja e contaminada.

A Lagoa do Piató é o maior reservatório natural d’água doce do Rio Grande do Norte, no ano de 2014 atingiu o seu nível mais crítico dos últimos anos, ou seja, SECOU, afetando sensivelmente, cerca de 3 mil pessoas que utilizam as águas e o ecossistema da Lagoa como fonte de renda.

A proposta de revitalização da Lagoa do PIató inclui a participação da Comunidade, Classe Acadêmica do Rio Grande do Norte, Governo do Estado e União, e contempla estudos e ações, no que concerne ao desassoreamento da área da bacia, reflorestamento das margens com plantas nativas, recompondo a mata ciliar, desobstrução do canal do Rio Panon e estudo de viabilidade técnica da construção de uma estação elevatória no Rio Piranhas/Assu, com um canal de alvenaria até a Lagoa.

Neste sentido, está lançado o desafio ao Secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ivan Lopes Junior, homem de imenso prestigio junto ao Governo do Estado, fazer as ações propostas acontecerem levando a sério os anseios da população que vivem no entorno da lagoa, evitando o populismo político do Governador Robson Farias, que em 05 de janeiro de 2015, chegou a afirmar em reunião na comunidade do Porto do Piató, que em 30 dias resolveria o problema da Lagoa, fazendo a população acreditar em tal bravata.

Antonio de Paula Batista


Falar com Edson Júnior pelos Telefones: (84) 9966-0373 ou 9902-5770 ou Também 9985-1533
Rua: José Soares da Câmara, 401 - Quinta do Farol - Assú/RN
Nenhum texto alternativo automático disponível.

sábado, 1 de abril de 2017

GEORGE SOARES PARTICIPA DE ATO PÚBLICO EM DEFESA DA LAGOA DO PIATÓ


O movimento organizado pela sociedade civil mostrou a importância da lagoa que é o maior reservatório natural de água do estado e precisa de ações imediatas para se manter viva, tais como a desobstrução do Canal que leva água até o manancial, motivo inclusive de requerimento do deputado George, apresentado na Assembleia do Estado.
No momento, o parlamentar também sugeriu a construção de uma comporta na sangria da Lagoa, utilizar as mais de 800 mil carradas de areia que serão retiradas na sua desobstrução e utiliza-las no fechamento do lixão no município assuense.



Orion Iluminações

Prefeito Gustavo Soares destaca importância de integração de todos em prol da Lagoa do Piató

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas no palco

Fotos: Emanuel Farias


Presente na manhã deste sábado, dia 1º, ao Ato Público em defesa da revitalização da Lagoa do Piató, evento ocorrido no centro da cidade e articulado pelo Grupo Lagoa Viva, o prefeito Gustavo Soares declarou que, dentro do que estiver ao alcance do Executivo municipal, a administração estará pronta para se irmanar aos esforços para garantir o desassoreamento do canal que alimenta o reservatório natural de água.

Fazendo uso da palavra durante o manifesto, o prefeito foi categórico ao afirmar que, isoladamente, a Prefeitura não tem condição financeira de assegurar a execução dos serviços necessários para a desobstrução do canal. Porém, reiterou que, neste instante em que as chuvas têm sido generosas e trazem a expectativa de elevação dos níveis hídricos, é de fundamental importância que todos possam “se unir em torno deste propósito em prol deste bem comum e deste patrimônio que é a Lagoa do Piató”.

O prefeito Gustavo Soares parabenizou todos os que fazem o Grupo Lagoa Viva por encampar o ideal a serviço da completa recuperação da Lagoa do Piató e se colocou à disposição para somar forças em todas as esferas de poder – Município, Estado, União – com o intuito de assegurar o aporte de numerário necessário para colocar em prática o projeto que atende às demandas do manancial. “Estamos nos integrando totalmente a esta luta para fazer acontecer o que todos realmente almejam em relação à Lagoa do Piató”, finalizou.


Orion Iluminações