quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fuxiquinho e Babalu são nomes exóticos na política em Mossoró

A cidade de Mossoró terá vários candidatos com nomes ou perfis alternativos para concorrer vagas à Câmara dos Vereadores. Entre os principais exemplos estão os de “Birinight” e dos palhaços Fuxiquinho e Babalu, que tentam aproveitar a onda de Tiririca, que foi eleito deputadofederal pelo Estado de São Paulo.

O nome Birinight é uma alusão a uma marca de bebida alcoólica. O candidato, de 30 anos, tenta uma vaga à Câmara pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). No PTB, também estão os candidatos que tentam aproveitar a onda do palhaço Tiririca. Uma deles é o plágio local do palhaço. O nome dele é Valdeci Sousa da Costa, de 51 anos, que é fotógrafo e conhecido na cidade como Tiririca Click. Para o nome da urna, ele preferiu colocar apenas o nome de Tiririca.

Também pelo PTB são candidatos dois autênticos palhaços. Tratam-se de Babalu e Fuxiquinho, que ganham a vida no circo. Os dois, que têm, respectivamente, 46 e 44 anos, estão concorrendo à Câmara dos Vereadores pela primeira vez, mas já trabalham há décadas como palhaços.

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) já ficou conhecido no cenário político do Rio Grande do Norte, por apresentar nomes e propostas alternativas. O auge aconteceu na campanha de 2004, quando Miguel Mossoró surgiu como candidato a prefeito de Natal, com propostas como a ponte ligando Natal a Fernando de Noronha.

Miguel aparece pela primeira vez como candidato em Mossoró. Ele tenta uma vaga a vereador e a ordem no seu partido é não apresentar-se com o seu nome, mas com a função que realiza.

Um dos candidatos é o irmão do ex-militar, o alfaiate Alderi Joaquim da Silva, de 70 anos, que aparece novamente com o nome “O Homem das agulhas”. Além deles, o PTC apresenta como candidatos “O Pintor”, “A Doméstica” e “A Costureira”.

O líder estudantil e ex-candidato a prefeito Heronildes Bezerra teve o pedido de candidatura a vereador indeferido, mas entrou com recurso. Caso não consiga se candidatar, ele já apresentou uma alternativa. Trata-se da dona de casa Francisca Souza da Silva, de 67 anos, que se apresenta com o nome de urna “Mãe de Heró”. Essa já teve o pedido de candidatura deferido.

Outros candidatos que aparecem com nomes alternativos neste pleito eleitoral são Neto Rapadura (PMDB), Ditinho Filho de Pau Branco (PTN), Kin-kin (PSDB), Gerson Gato (PT do B) e Cheque (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário